pele e menopausa

 

A fase da menopausa ocorre ao redor dos 40-50 anos da mulher e acontece depois da última menstruação. As consequências são a baixa produção de estrogênio e progesterona que levam a menor produção de oleosidade e perda gradativa do colágeno. Desta forma, a pele fica mais ressecada, opaca, com perda do tônus e menor elasticidade, gerando flacidez e linhas de expressão mais profundas. Outros sinais da menopausa são: manchas mais aparentes, hematomas e coceira (pele fica mais fina e frágil), rarefação e fraqueza dos cabelos e unhas frágeis.

 

Além disso, há a produção maior de androgênio, o que pode acarretar em aparecimento de acne e aumento de pêlos em determinadas áreas. 

Para a rotina diária é recomendado a prática de exercícios físicos, uma alimentação balanceada, rica em vitaminas, fibras, ômega 3, ingestão de pelo menos dois litros de água por dia e oito horas de sono.

 

Os cuidados com a pele envolvem o uso de dermocosméticos apropriados, como hidratantes, anti-idades firmadores, anti-oxidantes, ácidos estimuladores de colágeno, loção tônica e adstringente e filtro solar diário.

 

Na clínica Fskin, encontramos os seguintes tipos de tratamentos para serem feitos durante a menopausa:

 

Peelings: Consiste na aplicação de substâncias químicas, principalmente ácidos, de intensidade que varia de acordo com a profundidade e resultado que se deseja atingir, podendo ser peelings superficiais, médios e profundos. Indicado na melhora de rugas finas, cicatrizes, poros abertos e manchas e melasma, com melhora global da aparência da pele e uniformização da pele.

 

Laser CO2 fracionado: O CO2 é um laser fracionado ablativo, que causam microcanais perpendiculares de ablação na pele (semelhante a uma peneira), que ao cicatrizar, estimula a produção de colágeno e também uma retração da pele, causando esticamento e melhora das rugas finas.

 

Exilis: tratamento que usa a radiofrequência monopolar para gerar calor na região flácida a ser tratada. Este calor intenso acumula e estimula a produção do colágeno, tornando a pele tratada mais firme. Este tipo de tratamento não tem efeitos colaterais, sendo o pós tratamento sem restrições ou limitações.

 

Fotona: plataforma multifuncional de Nd-Yag e Er-Yag que através do calor controlado da pele e sub-ablação da epiderme e derme, estimula a produção do colágeno local. Uma das suas ponteiras intra-oral induz a firmeza das bochechas e do bigode chinês, através de disparos do laser dado diretamente na mucosa da boca.

Sculptra: tratamento feito à base de ácido polilático, que estimula o colágeno através de injeções do produto na derme. O resultado é um volume discreto, aumento do tônus da pele e melhorando o aspecto da pele reduzindo o excesso da flacidez da pele.

 

IPCA (Indução Percutânea de Colágeno com Micro Agulhas): é uma nova técnica que amplia a gama de opções nos tratamentos. Voltado para o tratamento de rugas, linhas de expressão, cicatrizes e estrias, a IPCA funciona bem também para peles morenas a negras pelo menor risco de manchas. Com IPCA é possível preencher cicatrizes, marcas de acne, manchas, além de reorganizar as fibras internas com este procedimento, deixando a pele mais firme e com mais vitalidade.

 

Preenchimento ácido hialurônico: indicado para preencher rugas, sulcos, vincos e linhas de expressão do rosto, normalmente ao redor dos olhos, cantos da boca e testa, aumento dos lábios e volumização bochechas e, para corrigir olheiras e cicatrizes de acne. Os resultados da sua aplicação surgem imediatamente após o procedimento, e tem duração de 1-2 anos, dependendo do organismo de cada pessoa, do tipo e quantidade de gel e da profundidade e quantidade de rugas.

 

Botox: a toxina age bloqueando sinais nervosos musculares, relaxando esses músculos para que eles não se contraiam. Assim, as rugas são amenizadas com a imobilidade dos movimentos de determinada região, deixando a pele esticada e sem marcas. Atualmente, tem indicação de forma preventiva antes que as rugas estáticas se instalem com resultados mais naturais a longo prazo. Quando realizado por profissional experiente, os resultados são naturais sem o aspecto "engessado" da face. Seu efeito dura aproximadamente de 4 a 6 meses.

 

Você pode agendar a sua consulta na nossa clínica de dermatologia em Campo Grande MS, no site da FSKIN Dermatologia, pelo telefone (67) 3306 3663 / (67) 4141 3653 ou pelo Whatsapp (67) 99278 3663. 

 

Abrir bate-papo
Em que podemos lhe ajudar?