Importância dos antioxidantes orais para a pele

O tema antioxidantes é um assunto que sempre em alta principalmente devido a sua ação de combate aos radicais livres e envelhecimento precoce das células. Você sabe quais são os alimentos ricos em antioxidantes? As cápsulas de vitaminas podem auxiliar na dieta? Existem contraindicações ao seu uso?

 

Nesse artigo falaremos mais informações sobre essa importante arma para o rejuvenescimento.

 

O que são os antioxidantes e qual sua importância?

 

Os radicais livres são moléculas instáveis produzidas pelas células do corpo quando metabolizam o oxigênio. Isso ocorre em variadas situações como stress físico ou psicológico, exposição solar, cigarro, poluição, doenças etc. Essas moléculas em excesso atrapalham o funcionamento correto da área que a produz, causando várias consequências, entre elas o envelhecimento precoce.

 

Os antioxidantes têm o papel de neutralizar essa ação.Nosso corpo produz essas substâncias, mas nem sempre são suficientes. Por isso, algumas vezes, é necessária a suplementação oral.

 

Antioxidantes na alimentação

 

Existe uma série de alimentos onde os antioxidantes podem ser encontrados naturalmente, e eles podem, em certa medida, impedir que os radicais livres danifiquem suas células ao neutralizá-las. Os antioxidantes podem ser encontrados nas vitaminas A, C e E, e nos minerais como selênio, zinco e cobre, e também podem ser encontradas em fitoquímicos de plantas, frutas e legumes.

 

Existe uma série de alimentos ricos em vitaminas e minerais que agem no controle dos radicais livres. Podemos citar:

 

Vitamina A de alimentos ricos em beta-caroteno como a cenoura, beterraba, batata-doce, espinafre.

 

Vitamina C de frutas cítricas, frutas vermelhas, couve e brócolis.

 

Vitamina E de grãos integrais, oleaginosas, óleo de peixe e vegetais de folhas verdes.

 

Existem também antioxidantes comercializados em cápsulas ou em pó solúvel, que são tratados como suplementação alimentar. A diferença desse tipo de suplemento para os naturais é que eles possuem uma dose concentrada de vitaminas que se for consumida sem a supervisão médica pode trazer uma série de problemas para o seu corpo.

 

Existe alguma contraindicação?

 

Os antioxidantes são encontrados naturalmente em frutas e legumes, que são itens essenciais para uma dieta balanceada. Porém, recomendamos sempre uma avaliação médica para saber se o seu corpo está com algum déficit de vitaminas ou possui alergia a algum dos componentes, gravidez, bom funcionamento renal ou hepático ou uso de outros medicamentos.

 

Neste caso pode haver a necessidade suprir este déficit através de cápsulas vitamínicas ou solúvel.

 

Abrir bate-papo
Em que podemos lhe ajudar?