Dermocosméticos e Cosméticos

DERMOCOSMÉTICOS E COSMÉTICOS

 

Você já se deparou na quantidade de produtos de pele, cabelo e corpo que ficam expostos em gôndolas de farmácias e se perguntou quais os verdadeiros benefícios para a sua saúde? Neste artigo, explicaremos sobre os dermocosméticos e cosméticos: o que são, suas vantagens e tratamentos.

 

O que são?

 

Dermocosméticos ou cosmecêuticos são produtos indicados para o tratamento da pele, cabelo, e corpo, que possuem registro Grau 2 da ANVISA, pois têm “indicações específicas, cujas características exigem comprovação de segurança e/ou eficácia, bem como informações e cuidados, modo e restrições de uso.” 

 

Os dermocosméticos são diferentes dos cosméticos pois esses são mais superficiais em relação ao seu uso do que aqueles e não são considerados medicamentos já que não necessitam de receita médica para a sua compra.

 

Alguns exemplos de dermocosméticos são protetores solares, produtos de limpeza com ação antisséptica (que impede a contaminação e combate a infecção), protetores labiais com fator de proteção, esfoliante químico, shampoos e condicionadores com ação antiqueda, anticaspa, gel antisséptico para mãos, produtos antirrugas, antiestrias e anticelulite, produtos infantis, e outros.

 

Características e vantagens?

 

A principal característica dos dermocosméticos é que são produtos dermatologicamente testados, não comedogênicos (produtos que não bloqueiam os poros, podendo ser utilizados em peles oleosas), não acnegênicos (não causam acne), hipoalergênicos (não causam alergia) e com teste de segurança e farmacovigilância, conforme Guia para a Avaliação de Segurança de Produtos Cosméticos. 

 

A vantagem dos dermocosméticos é que agem com princípios ativos em suas fórmulas e componentes como Vitamina C, água termal, zinco, ácidos e derivados, entre outros, que atuam de maneira mais eficaz na imperfeição ou proteção da pele, cabelo ou corpo, portanto, operam na origem do problema estético e dermatológico, diferente dos cosméticos que maquiam o problema, com efeitos momentâneos.

 

Dermocosméticos x cosméticos

 

Os cosméticos são mais conhecidos e presentes no dia a dia, são os cuidados com a beleza, os produtos que auxiliam na estética corporal, facial e capilar, porém de forma mais leviana e superficial.

 

Possuem componentes básicos em sua composição e não precisam da aprovação da Anvisa para serem comercializados. 

 

Apresentam zero risco de alergia/intolerância (a tolerância ao produto é fundamental) e tem uma variação enorme de tipo e qualidade de dados. Geralmente são vendidos com o propósito de atingir grande público em cadeia/pirâmide e sem restrições.

 

São eles: hidratantes, óleos refrescantes, aromatizante bucal, gel, água de colônia, maquiagens como a base facial ou corporal, blush, pó, corretivo e batom sem fator de proteção solar, entre outros. 

 

Tratamento e indicação dermatológica

 

Apesar de serem encontrados facilmente em farmácias e não precisarem de receita, os dermocosméticos devem ser recomendados por um profissional da área dermatológica, que irá avaliar minuciosamente o seu tipo de pele, cabelo e as principais indicações para o tratamento adequado que varia de acordo com cada tipo de pele e paciente.

 

Você pode agendar a sua consulta na nossa clínica de dermatologia em Campo Grande MS, no site da FSKIN Dermatologia, ou pelo Whatsapp: (67) 9 9278 3663.

Abrir bate-papo
Em que podemos lhe ajudar?