Cuidados com as unhas no verão

No verão é importante ter um cuidado redobrado com a pele, cabelo e unhas. As unhas precisam de atenção especial para evitar que elas descamem, infeccionem ou fiquem fragilizadas.

 

É importante ressaltar que os cuidados com as unhas são essenciais para o ano todo, mas no verão existem alguns truques especiais que vamos falar neste artigo:

 

Cuidados com as unhas: beba bastante água

 

Beber água interfere diretamente nos cuidados com as unhas pois no verão as cutículas tendem a ficar mais ressecadas. O cloro da piscina, água salgada do mar, vento, a perda de água pelo suor podem desidratar as unhas e deixá-las quebradiças e descamativas.

 

Manter o corpo hidratado previne todos esses tipos de complicações além de possíveis infecções devido a cutícula ressecada.

 

Cuidados com as unhas: Passe hidratante nas mãos

 

As unhas são composta por queratina e recobertas por uma camada que impede a água de evaporar das camadas superficiais da pele. O uso de produtos químicos e lavagens sucessivas removem essa camada causando a evaporação da água e o ressecamento das mãos e unhas. Os hidratantes servem, basicamente, para restaurar essa camada.

 

O ideal para os cuidados com as unhas é passar o hidratante a cada lavagem de mãos ou quando você sentir que elas estão muito secas.

 

Cuidados com as unhas: Cera nutritiva

 

A cera nutritiva é uma ótima opção para os cuidados com as unhas pois ela mantém a cutícula hidratada. É recomendável que a cera seja aplicada três vezes por dia, para manter cutícula hidratada.

 

Cuidados com as unhas: Não deixar a unha amarelar

 

Geralmente a unha e o esmalte ficam amarelados são devidos a exposição ao sol, cloro e possíveis infecções. Para evitar que isso aconteça recomendamos utilizar hidratantes e cuidados higiênicos gerais e evitar a retirada excessiva das cutículas que são fatores de proteção.

 

Além disso, caso você use esmaltes, é importante intercalar as cores. As cores escuras contribuem para o amarelamento das unhas, por isso é aconselhável uma pausa entre os esmaltes e esperar a unha crescer para ela voltar a cor natural.

 

Cuidados com as unhas: Dieta equilibrada

 

As unhas, assim como a pele e os cabelos, possuem queratina e colágeno. Ter um dieta equilibrada rica em proteínas (aminoácidos) e sem restrições dietéticas radicais contribuem para uma boa circulação e manutenção da saúde das unhas

 

E essas foram as nossas dicas para você cuidar das suas unhas no verão. Esperamos que você tenha gostado e que sejam úteis para você, e não deixe de compartilhar com os seus amigos.

 

A FSKIN Dermatologia é uma clínica de dermatologia em Campo Grande especializado em cuidados com a saúde da pele e das unhas. Não deixe de agendar a sua consulta pelo nosso site oficial!

 

Abrir bate-papo
Em que podemos lhe ajudar?