Cuidados com a pele na prática esportiva

Em clima de Copa do mundo, falaremos sobre a relação entre o esporte e envelhecimento da pele, seus principais fatores, causas e dicas.

 

Fatores e causas

 

A prática de esportes é essencial para o bem-estar na vida de uma pessoa, porém você sabe os malefícios que pode causar em excesso?

 

Os exercícios físicos em grande quantidade ocasionam a perda de água, a presença de muito oxigênio no corpo e liberação de radicais livres, principalmente na face, uma vez que esta parte do corpo é a que menos gasta energia, estes fatores geram desidratação e oxidação das células.

 

Além disso, a exposição aos raios solares é maior quando se pratica esportes ao ar livre, desta maneira, queimaduras, manchas, rugas, flacidez, alteração da tonalidade da pele, fotodano e rosácea podem aparecer antes do tempo.

 

Ainda, a maior produção de suor pode elevar as chances no aparecimento de acne quando não há a correta limpeza da pele ou uso de maquiagem durante as atividades.

 

A corrida, por exemplo, se praticada de forma exacerbada, gera flacidez, pois ocorre a perda do colágeno, e consequente a elasticidade da pele.

 

Todos estes fatores provocam um envelhecimento precoce da pele. Portanto, deve-se ficar atento para algumas dicas para não ocorrer este tipo de problema.

 

Dicas

 

Para prevenir o envelhecimento precoce da pele, recomenda-se o uso de dermocosméticos como hidratantes potentes específicos para seu tipo de pele, filtro solares de FPS no mínimo 30 e antioxidantes orais tópicos, antes e depois do exercício físico.

 

Ademais, uma dieta balanceada rica em alimentos com teor antioxidante, e com a ingestão de muita água ou líquidos que mantenham a pele hidratada são importantes.

 

A utilização de roupas que tenham o tecido Dry Fit, que absorve a umidade do suor, e com protetores solares nos tecidos para protegem dos raios ultravioletas, além de ser leve e confortável.

 

Tratamentos

 

Na Clínica Fskin, estes são alguns dos procedimentos que ajudam a retardar o envelhecimento da pele e suas consequências estéticas:

 

Peelings químicos: Consiste na aplicação de substâncias químicas, principalmente ácidos, de intensidade que varia de acordo com a profundidade e resultado que se deseja atingir, podendo ser peelings superficiais, médios e profundos. Indicado na melhora de rugas finas, cicatrizes, poros abertos e manchas e melasma, com melhora global da aparência da pele e uniformização da pele.

 

Microdermoabrasão – Clear Peel:   Tratamento que utiliza o aparelho de microdermoabrasão que suga e aspira à vacuo a pele – retirando as impurezas – como também borrifa cristais de óxido de alumínio na pele – removendo sua camada mais superficial. Estes microcristais têm uma ação física e ligeiramente abrasiva que esfolia as camadas superficiais da epiderme, renovando-a.       Indicado para poros abertos, uniformização da pele, melasma e rejuvenescimento leve.

 

Laser fracionado CO2: Consiste na aplicação do Laser de forma fracionada e em colunas de ablação e coagulação que penetram até a camada mais profunda da derme, criando as Micro Zonas Térmicas. Essas colunas causam destruição da pele de forma intercalada com áreas de pele normal (dando um aspecto de "peneira"). A pele normal serve como reservatório para a recuperação acelerada da área tratada, diminuindo o risco de infecções e recuperação mais rápida do procedimento. Sua aplicação é feita após anestesia tópica potente, analgésico via oral além da analgesia com ar frio. Na clínica Fskin, sempre visamos o melhor conforto do paciente. Após o procedimento, orientamos medidas para diminuir o desconforto e inchaço do pós que geralmente dura de 3-5 dias. Sua principal indicação é o rejuvenescimento, com melhora das rugas finas, flacidez, pálpebras, cicatrizes de acne, estrias, envelhecimento do colo e pescoço, dorso das mãos.   Dependendo de cada caso, são necessárias 2-5 sessões.

 

Luz intensa pulsada: A luz intensa pulsada age na derme e nos alvos como a melanina e hemoglobina sem agredir a camada mais superficial da pele. Desta forma, é possível tratar manchas, fotodano e rosácea sem a necessidade de se ausentar do trabalho ou das atividades cotidianas. Ela pode ser usada no tratamento do rosto, dorso das mãos e braços, colo e pescoço – melhorando a textura da pele, tirando as manchas e os vasinhos e deixando-a mais uniforme.

 

Radiofrequência – Exiles Elite: Exilis Elite é um dos mais modernos tratamento que combate a flacidez facial e corporal (colo e pescoço). O aparelho funciona por meio de ondas de radiofrequência que aquecem a pele proporcionando um aumento na produção de colágeno e elastina, fibras responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele. A técnica pode ser feita em áreas como face, pescoço, papada, colo e a região íntima. São recomendadas de quatro sessões semanais para melhores resultados. O tratamento é indolor e não é necessário o afastamento das atividades diárias. O Exilis Elite Corporal trabalha em três intensidades diferentes para tratar a flacidez e celulite em áreas como os glúteos, culotes, braços, barriga, flancos, sendo o único equipamento 2×1 para tratar gordura localizada e flacidez ao mesmo tempo. Como a potência desse é aparelho é maior, ele tem melhor penetração na pele e age em camadas mais profundas. São indicadas 6 sessões semanais para área corporal. Após a realização da última sessão ainda há queima de gordura por mais 30 dias e estimulo de produção de colágeno por mais 90 dias, garantindo uma melhora continua e gradual, além da maior durabilidade dos resultados.

 

Fotona 4D: O aparelho promove um tratamento em 4D porque combina dois tipos de lasers, o ND Yag e o Erbium Yag. Juntas, essas tecnologias atuam na flacidez profunda, melhoram o relevo, a textura e o contorno facial. A quarta dimensão é o tempo. O aparelho promove uma renovação celular e com isso consegue uma melhora da função tecidual a longo prazo. Devido as propriedades específicas do Erbium não ablativo, pode ser usado dentro da boca. Assim há um estímulo de colágeno de dentro para fora e os lábios e o bigode chinês ‘levantam’ quase imediatamente”. Este é o primeiro laser a ter esse efeito. Ele tem o efeito mini lifting porque o laser é aplicado também na raiz do couro cabeludo, por trás das orelhas e do pescoço. Estimulando essas áreas, dando efeito tensor. O tratamento é rápido, indolor e sem tempo de recuperação. São indicadas três sessões. Por não ser ablativo, pode ser feito inclusive no verão.

 

Preenchimento com Ácido Hialuronico, Ácido Polilactico ou Hidroxiapatita de Calcio: nos casos com inicio da perda do colágeno da pele ou com formação de vincos. Com a intenção de bioestimular a pele e prevenir a perda progressiva.

 

Você pode agendar a sua consulta na nossa clínica de dermatologia em Campo Grande MS, no site da FSKIN Dermatologia, ou pelo Whatsapp: (67) 99278 3663.

Abrir bate-papo
Em que podemos lhe ajudar?