COLÁGENO – SUA IMPORTÂNCIA, SUPLEMENTAÇÃO E TRATAMENTO

Conceito 

 

Por volta de 80% da nossa pele é composta por colágeno, a proteína mais presente no corpo humano que assimila como uma cobertura natural da pele, tendões, cartilagem e ossos, sendo responsável por sua sustentação.

 

Devido suas propriedades elásticas, o colágeno mantém a resistência e firmeza cutânea, dando uma aparência mais jovial à pele.

 

Esta proteína também está presente na fibra capilar e ajuda, inclusive no crescimento dos fios. O mesmo acontece com as unhas, que ficam mais fortes e crescem mais.

 

Entretanto, pesquisas mostram que, a partir dos 30 anos, mesmo com uma alimentação balanceada, há uma perda gradual do colágeno, em torno de 1% ao ano. Dos 50 anos em diante a queda é bem mais drástica, a produção de colágeno cai para apenas 35%, em média.

 

Além disso, devido a outros condicionantes nutricionais e até mesmo ambientais, a pele perde parte de sua elasticidade e umidade, causando um aspecto mais seco, acarretando rugas.

 

Suplementação para síntese do colágeno

 

Algumas vitaminas ajudam na síntese do colágeno como a vitamina C, que atua no processo de regeneração da pele e cicatrização de feridas, e a vitamina E, que age como antioxidante protegendo lipídeos e membranas celulares da oxidação.

 

Ademais, a vitamina A e seus metabólicos tem ação na melhora do envelhecimento cutâneo por promoverem a deposição de novo colágeno e prevenirem a sua degradação.

    

Um alimento benéfico para a produção de colágeno é a ingestão de óleo de linhaça, pois é uma fonte vegetal de ácidos graxos essenciais e sua ingestão estimula a síntese lipídica, além de promover uma ação anti-inflamatória, melhorando a hidratação da pele. 

   

Há, ainda, os nutricosméticos, que são nutracêuticos que se encaixam na categoria de suplementos nutricionais e dietéticos. São produtos de uso oral, especificamente produzidos para fins de beleza, sendo pílulas, alimentos, líquidos ou comprimidos.

     

Suas formulações incluem um grande espectro de compostos bioativos com o propósito de melhorar aspectos estéticos e, também a saúde. Suas indicações incluem reparação, prevenção, proteção solar, firmeza, clareamento da pele, crescimento, restauração, nutrição, e aumento de volume dos cabelos e o fortalecimento de unhas. 

 

Importante salientar que os nutricosméticos devem ser recomendados por um profissional médico que informe as indicações e contraindicações, portanto a consulta a um dermatologista é de suma importância neste caso.

 

Quais o tratamentos mais utilizados?

 

Aqui na FSKIN Dermatologia utilizamos esses tipos de tratamentos não invasivos para estimular o colágeno no corpo, são eles:

 

Peelings – Consiste na aplicação de substâncias químicas, principalmente ácidos, de intensidade que varia de acordo com a profundidade e resultado que se deseja atingir, podendo ser peelings superficiais, médios e profundos. Indicado na melhora de rugas finas, cicatrizes, poros abertos e manchas e melasma, com melhora global da aparência da pele e uniformização da pele.

 

Laser CO2 fracionado – O CO2 é um laser fracionado ablativo, que causam microcanais perpendiculares de ablação na pele (semelhante a uma peneira), que ao cicatrizar, estimula a produção de colágeno e também uma retração da pele, causando esticamento e melhora das rugas finas.

 

Exilis –tratamento que usa a radiofrequência monopolar para gerar calor na região flácida a ser tratada. Este calor intenso acumula e estimula a produção do colágeno, tornando a pele tratada mais firme. Este tipo de tratamento não tem efeitos colaterais, sendo o pós tratamento sem restrições ou limitações.

 

Fotona – plataforma multifuncional de Nd-Yag e Er-Yag que através do calor controlado da pele e sub-ablação da epiderme e derme, estimula a produção do colágeno local. Uma das suas ponteiras intra-oral induz a firmeza das bochechas e do bigode chinês, através de disparos do laser dado diretamente na mucosa da boca.

 

Sculptra –tratamento feito à base de ácido polilático, que estimula o colágeno através de injeções do produto na derme. O resultado é um volume discreto, aumento do tônus da pele e melhorando o aspecto da pele reduzindo o excesso da flacidez da pele.

 

IPCA –Sigla para (Indução Percutânea de Colágeno com Micro Agulhas) é uma nova técnica que amplia a gama de opções nos tratamentos. Voltado para o tratamento de rugas, linhas de expressão, cicatrizes e estrias, a IPCA funciona bem também para peles morenas a negras pelo menor risco de manchas. Com IPCA é possível preencher cicatrizes, marcas de acne, manchas, além de reorganizar as fibras internas com este procedimento, deixando a pele mais firme e com mais vitalidade.

 

Você pode agendar a sua consulta na nossa clínica de dermatologia em Campo Grande MS, no site da FSKIN Dermatologia, ou pelo Whatsapp: (67) 9 9278 3663.

Abrir bate-papo
Em que podemos lhe ajudar?