Problemas com unhas frágeis? Saiba o que fazer
22 de Julho de 2018

As unhas frágeis e quebradiças podem ter diversas causas, mas as principais são divididas em três categorias: fatores externo, do organismo e dermatológicos.

 

Os fatos externos são o uso recorrente de objetos que levam a desidratação da unha, como detergentes e removedores de esmalte e o próprio uso contínuo do esmalte. O tratamento é evitar esses tipos de produtos ou deixar a unha descansar um pouco sem um período longo de uso.

 

Além disso, há os fatores do organismo como doenças na tireoide, anorexia, bulimia, diabetes, anemia, falta de vitamina A, C, E e principalmente a D, zinco, ferro, aminoácidos podem ocasionar unhas mais fracas. O tratamento para este tipo de causa é uma dieta balanceada, rica em alimentos proteicos e com a inclusão das vitaminas faltantes. Ademais, uma consulta com o médico profissional indicado na área para tratar a raiz do problema.

 

As causas dermatológicas são doenças da pele, que envolvem como por exemplo, a onicomicose, que é a infecção causada por fungos que se alimentam da queratina, que é a proteína mas presente da unha. Acontece normalmente nas unhas dos pés, uma vez que são mais propensos a ter mais umidade.

 

Veja alguns tipos de micoses de unhas[1]: 

 

Descolamento da borda livre: forma mais frequente, nela a unha se descola, geralmente iniciando o processo pelos cantos. O espaço fica oco, podendo acumular restos de queratina e bactérias, além dos fungos. O aspecto é amarelado ou esbranquiçado. Porém, nem toda a unha que está descolada sofre de micose. Isso pode surgir pelo trauma de unhas compridas nos sapatos, e em pessoas que correm ou praticam esportes de impacto como tênis e futebol. 

 

Espessamento: ocorre quando as unhas ficam mais duras, grossas e, geralmente, também escurecidas, podendo até doer. A micose pode levar a unha a adquirir um aspecto grosso, chamado popularmente de “unha de telha” ou “unha de gavião”. Nem toda unha com esse aspecto, necessariamente, sofre de micose. Isso pode acontecer somente pelo uso de sapatos apertados durante muitos anos.

 

Leuconíquia: descoloração esbranquiçada na superfície das unhas. Pode ser o início de uma micose ou decorrente do envelhecimento dos esmaltes sobre as unhas.

 

Paroníquia: infecção conhecida popularmente como “unheiro” ou “mão de lavadeira”, geralmente causada por um tipo de fungo, a Candida. Ocorre geralmente em paciente com mãos úmidas (contato contínuo com água) ou retiram excessivamente as cutículas (destroem a barreira de proteção das unhas). 

 

O tratamento para a micose nas unhas é com o aparelho Fotona, que resolve definitivamente o problema, além de ser indolor e confortável. Usa-se o efeito do laser Neodímio YAG para aquecer a unha e remover todo o fungo presente.

 

Você pode agendar a sua consulta na nossa clínica de dermatologia em Campo Grande MS, no site da FSKIN Dermatologia, pelo telefone (67) 3306 3663 / (67) 4141 3653 ou pelo Whatsapp (67) 99278 3663. 

 

[1]Sociedade Brasileira de Dermatologia - http://www.sbd.org.br/dermatologia/unhas/doencas-e-problemas/onicomicose/33

Teremos o prazer em responder suas dúvidas e entraremos em contato o mais breve possível.
Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!