Hiperidrose - o problema do suor excessivo
09 de Outubro de 2018

Você sabe o que significa hiperidrose?

 

É o suor excessivo em algumas partes do corpo, como as mãos, pés, axilas. Também podem aparecer em menor incidência nas virilhas, couro cabeludo, logo abaixo da região das mamas, na face ou nas costas.

 

Não há uma causa aparente, somente a genética e parece ocorrer por uma resposta do cérebro aos estímulos afetivos ou emocionais.

 

Os pacientes que possuem esta condição apresentam suor nas palmas das mãos, nas solas do pés e axilas, as áreas mais evidentes. O incômodo é enorme, e apesar de os sintomas piorarem com calor ou outros estímulos, não é considerado um distúrbio psicológico.

 

O suor também não é relacionado a qualquer sintoma de alguma doença, e é diagnosticado logo na infância, onde há a perda de água constante nas áreas citadas. O excesso de suor para durante o sono.

 

As consequências sociais são o medo de manchar as roupas, evitar apertos de mão ou atividades manuais, impacto negativo em algumas profissões (artesões, artistas plásticos, profissionais da áreas da saúde) e o uso contínuo de sapatos fechados. 

 

O tratamento recomendado é a aplicação de toxina botulínica na região da hiperidrose, onde a produção do suor pode ser temporariamente reduzida pelo bloqueio da liberação da acetilcolina. O efeito pode durar de 6 a 10 meses.

 

Há a cirurgia chamada simpatectomia, onde corta o nervo responsável pela produção de suor, porém o seu efeito colateral pode ser compensatória em outra região.

 

Além disso, há desodorantes e lenços umedecidos (Qbrexza, fabricada e liberado recentemente nos Estados Unidos) que tratam da hiperidrose axilar.

 

Para maiores informações de tratamento, agende sua consulta na nossa clínica de dermatologia em Campo Grande MS, no site da FSKIN Dermatologia, pelo telefone (67) 3306 3663 / (67) 4141 3653 ou pelo Whatsapp (67) 99278 3663. 

 

 

 

Teremos o prazer em responder suas dúvidas e entraremos em contato o mais breve possível.
Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!