Acne e SOP
20 de outubro, 2017

Olá! Neste artigo vamos falar como cuidar da pele corretamente para amenizar o aparecimento da acne por conta da Síndroma do Ovário Policístico (SOP)

 

A Síndrome do Ovário Policístico (SOP), é causado por um distúrbio hormonal que aumenta o tamanho dos ovários aparecendo pequenos cistos, um dos seus sintomas é a oleosidade na pele, ocasionando o surgimento de acnes, que geralmente ficam mais concentradas na região do queixo e maxilar.

 

Mas a boa notícia é que com o tratamento adequado e o acompanhamento de um dermatologista é possível cuidar da pele corretamente diminuindo a incidência de acne no rosto.

 

Cuidar da pele - Oleosidade

 

Como citamos anteriormente, a SOP pode aumentar a oleosidade da pele. É recomendado nesses casos, lavar o rosto pelo menos duas vezes por dia com um sabonete indicado para o seu tipo de pele. Não lave a pele com água quente, o calor faz com o organismo reaja produzindo mais óleo.

 

O filtro solar também precisa ser escolhido com cautela, opte por aqueles que possuem toque seco e use sempre a versão tônico ou adstringente. Quando for hidratar a pele, verifique se creme hidratante é para pele oleosa.

 

Cuidar da pele - Acne

 

Para tratar as acnes causadas pela SOP, os cuidados com a pele precisa ser feito simultaneamente com o tratamento hormonal. Para as mulheres que tem um caso acentuado de espinha é recomendado a utilizar sabonetes feitos com enxofre ou ácido salicílico.

 

E como saber se o sabonete é de boa qualidade? Basta ver se o sabonete faz espuma, quanto mais espuma ele faz, mais ele agride a pele. Os sabonetes bactericidas também devem ser evitados o máximo possível, de preferência apenas para lavar as mãos.

 

Lembrando que o sabonete com hidratante não substitui o creme hidratante!

 

Cuida da pele - Alimentação

 

Alimentos derivados do leite agravam o quadro de acne (e também não ajuda na SOP) então qualquer tipo de laticínio precisa ser evitado na sua dieta. Por outro lado, alimentos com propriedades anti-inflamatórias são recomendados pois diminuem a quantidade de acne no rosto.

Entre esses alimentos podemos citar: vegetais crucíferos como brócolis e a couve, batata doce, chá verde, azeite extra-virgem, etc.

 

E essas foram as nossas dicas para cuidar da pele em caso de acne ocasionado pela SOP. Para saber mais cuidados com a pele, continue acompanhando as nossas dicas.

 

Agende sua consulta com pelo site oficial da clínica de dermatologia em Campo Grande - FSKIN Dermatologia.

 
Teremos o prazer em responder suas dúvidas e entraremos em contato o mais breve possível.
Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!