Cuidados com a pele na gravidez
17 de novembro de 2017

As alterações na pele durante a gravidez não é nada mais do que um reflexo das transformações que o organismo está passando. Por mais que sejam apenas alterações fisiológicas (normais do organismo), elas ficam visíveis no corpo da gestante. Porém, a boa notícia é que elas podem ter seus sintomas amenizados.

 

Podemos citar como as principais alterações da pele, por exemplo: aparecimento de manchas, acne e estrias.

 

E como garantir que a sua pele se mantenha livre de todos essas alterações do corpo durante a gestação? Pensando nisso, criamos este artigo para falar sobre as principais alterações e cuidados com a pele na gravidez.

 

1 - Cuidados com a pele na gravidez: Pigmentação da pele

 

As manchas na pele podem ocorrer entre 75 a 90% das gestantes e podem aparecer em diversos lugares e formas, e a causa se dá pelas alterações hormonais.

 

O melasma por exemplo, é mais comum em mulheres com pele mais escura ou mestiças. O uso de protetor solar é essencial para evitar o aparecimento de manchas e auxilia no cuidado com a pele na gravidez.

 

Porém, o distúrbio de pigmentação mais comum durante a gravidez é o escurecimento da linha média abdominal, onde se forma uma linha vertical escura no meio da barriga, que recebe o nome de linha nigra. Outra região do corpo que costuma escurecer é a aréola mamária.

 

Em ambos os casos a pigmentação costuma regredir totalmente. Mas em outros casos existe a possibilidade de tratamento. Lembrando que o tratamento deve ser feito apenas após o período de amamentação.

 

2 – Cuidados com a pele na gravidez: Acne

 

Outro fator que requer cuidado com a pele na gravidez é o aparecimento de acnes. Durante a gestação os níveis de estrógeno e progesterona aumentam, esse desbalanceamento hormonal é um dos principais motivos para o surgimento de acne.

 

Porém, são raros os casos em que ela será tão intensa quanto na puberdade. Para cuidar bem da pele, lave o rosto após acordar, e use uma loção adstringente para remover os resíduos e tonificar a pele.

 

Hidratar a pele e utilizar protetor solar é essencial, opte por produtos com versões sem óleo pois durante a gestação a pele fica mais oleosa.

 

3 - Cuidados com a pele na gravidez: Estrias

 

70% a 90% das grávidas sofrem com estrias gravídicas, geralmente elas surgem a partir da 24ª semana. É importante ressaltar que o uso de hidratantes é importante para amenizar o problema no pós-parto.

 

O tratamento para estrias geralmente é feito com peeling (que também pode ser usado para o tratamento de manchas e rejuvenescimento da pele), CO2 e tratamento à laser.

 

E essas foram as nossas dicas para cuidar da pele na gravidez. Para saber mais sobre gravidez e cuidados com a pele, continue acompanhando as nossas dicas.

 

Agende sua consulta com pelo site oficial da clínica de dermatologia em Campo Grande - FSKIN Dermatologia.

Teremos o prazer em responder suas dúvidas e entraremos em contato o mais breve possível.
Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!