Acne na mulher adulta
31 de março de 2018

A acne é muito comum durante a fase da adolescência, porém ela pode persistir na fase adulta da mulher. Isso pode acontecer por persistência da acne juvenil ou por outros fatores que explicaremos a seguir.

 

Confira o nosso artigo para saber mais sobre a acne na mulher adulta e seu tratamento.

 

Características da acne na mulher adulta

 

Clinicamente, a acne na mulher adulta costuma ter lesões mais profundas, avermelhadas e doloridas ou com formação de pústulas (pus) e tem um tempo de duração maior que a da acne juvenil.

 

Geralmente as áreas mais atingidas são o terço inferior da face - queixo, região mandibular e o pescoço. Além disso, outro fator bastante característico da acne na mulher adulta é o aumento da seborréia, aumento de pelos faciais e corporais e queda de cabelo, decorrente a ação dos hormônios androgênicos.

 

Quais mulheres desenvolvem acne depois de adultas?

 

Qualquer mulher pode desenvolver o quadro, porém existem fatores de risco conhecidos:

 

- A principal influência para a ocorrência da acne na mulher adulta é a presença de Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), que causa irregularidade menstrual. Pode estar associada ao hiperandrogenismo - excesso de hormônios masculinos circulantes. Caso você queria saber mais sobre a SOP, fizemos um artigo completo sobre o assunto que você pode conferir clicando aqui;

- Pacientes obesas, diabéticas e que tenham síndrome metabólica;

- Mulheres com história de acne na adolescência e que tenham pele oleosa são mais predispostas;

- Predisposição genética e familiar;

- Mulheres com dieta hiperglicídica – doces, carboidratos e lactose.


 

Tratamento para acne na mulher adulta

 

Após descartar outras doenças hormonais e metabólicas, o tratamento para acne na mulher adulta pode ser feito com determinados tipos de contraceptivos orais com componente anti-androgênico ou com bloqueadores dos receptores hormonais, que impedem a ação do hormônio sobre a pele.

 

O tratamento tópico com medicações corretas e associações delas, bem indicadas para pele acneica são de fundamental importância para a melhora clínica do quadro. Seu uso deve ser constante e com acompanhamento regular já que a acne na mulher adulta é uma patologia crônica. Procedimentos como peelings superficiais, luz de LED e laser Fotona também são importantes para diminuir o processo inflamatório. Casos graves podem ser tratados com a isotretinoína (Roacutan) para evitar as marcas e cicatrizes.

Lembrando que a escolha do tratamento para acne varia de cada caso, sendo importante uma avaliação detalhada da dermatologista.

 
 
Teremos o prazer em responder suas dúvidas e entraremos em contato o mais breve possível.
Erro ao enviar o e-mail
Email Enviado Com Sucesso!